Personalidade do Cliente: Como Identificar Para Um Projeto De Arquitetura

Personalidade do Cliente: Como Identificar Para Um Projeto De Arquitetura


Se você se dedica para desenvolver projetos que agradem seus clientes, porém muitas vezes há discordância entre o que é proposto, e o que o contratante esperava, este post é para você.

 

Vamos falar sobre o mapeamento e identificação da personalidade do seu cliente, e daremos algumas dicas práticas para que você não erre em seus projetos.

A Importância de Identificar a Personalidade do Cliente

Compreender o seu cliente é o primeiro passo para ter sucesso em seu projeto. Elencamos algumas das razões:

  • Evita o retrabalho: entender seu cliente aumenta a assertividade do projeto, diminuindo os retrabalhos para adequar as alterações solicitadas posteriormente;
  • Autoridade no mercado: dessa maneira, sua autoridade profissional será construída, fazendo de você, um profissional relevante no mercado;
  • Recomendações e mais clientes: encantando o seu cliente, ele te indicará para amigos e conhecidos, de modo que você conseguirá novos prospects, sem investir em publicidade ou algo do tipo;
  • Mais agilidade: assim, o seu projeto se encerrará mais rápido e com um custo por cliente bem menor.

Passo-a-passo

Por isso, preparamos um passo-a-passo para que, você, por você mesmo, consiga reunir as informações que você precisa para desenvolver seu projeto:

 

Prepare Um Briefing

O primeiro passo é realizar uma boa entrevista com seu cliente. A Celmar tem um modelo exclusivo, para uma entrevista eficaz. Algumas das questões que você precisa perguntar:

  • Descrição do público que utilizará os espaços;
  • Rotinas de vida;
  • Principais hobbies;
  • Planos do cliente para o ambiente;
  • Cores preferidas;
  • Cores e formas que não gosta.

Essas informações são as mais básicas e necessárias, para ter acesso ao material completo, clique no banner abaixo:

 

Faça o cliente pensar a longo prazo

Imagine um quarto para um adolescente, com conceito hippie? Bacana, não é? Agora imagine esse adolescente crescendo? Um quarto assim, tem data de validade.

 

Quando seu cliente fizer solicitações, sempre faça-o pensar longe, em um período razoável. Afinal, decoração não se troca toda semana.

 

Leve Referência e Fotos

Uma outra coisa muito necessária, é mostrar referências para entender as preferências do seu cliente. Você pode ter acesso as referências no Instagram da Celmar, ou então no Pinterest.

 

Não Faça Cópias

Embora levar referências seja importante, também é bom lembrar que seus projetos não podem ficar cópias de outros. Seja original, inspirador e inédito. Deixe claro para seu cliente que sua mente é tão poderosa quanto a de grandes arquitetos.

 

Mergulhe Na História do Cliente

Como continuidade e complemento das dicas anteriores, mergulhar na história também é necessário. Quanto mais aprofundar na história dele, mais fácil será entregar um projeto incrível.

 

Seguindo essas dicas, você obterá muito sucesso com seus clientes. Para alcançar resultados ainda melhores, baixe o Briefing completo que a Celmar preparou:





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